Lukinhass Administrador
Mensagens : 192 Pontos : 945 Reputação : 0 Data de inscrição : 19/08/2011 Idade : 27 Localização : Juazeiro do Norte - Ceará
| Assunto: D20 System - História, funcionamento e aplicações Seg Set 12, 2011 9:16 pm | |
| Bom, olá pessoal, eu sou o Lukinhass(DÃ), e vou trazer hoje pra vocês um conhecimento que acredito que todos os jogadores de RPG da atualidade devam ter...
É o D20 System, em português, Sistema D20, bom, acredito que todos saibam o que seja um D20(D20 = dado de 20 faces, para aqueles que não sabem...), bem, o D20 System nasceu na Wizards of the Coast em uma grande jogada de mercado que os fez enricar muito - o que não vem ao caso - e se tornou o sistema de base de RPG mais usado da atualidade.
Bom, vamos cortar a parte chata e ir ao que realmente interessa, afinal, se vocês quiserem conhecer a história do sistema d20, existem MILHARES de sites, é só procurar no "tio Google". O d20 system funciona da seguinte maneira: No decorrer das opções de jogo, para cada ação que a personagem irá realizar, existe uma probabilidade de erro, podendo esta ser elevada, como tentar um ataque, ou baixa, como levantar um objeto, para medir, de maneira imparcial, se a personagem consegue ou não executar determinada ação, usam-se os dados d4, d6, d8, d10, d12, d16, d20 e, alguns gostam de usar os adicionais: d30, d100, dado do clima, dado da sorte, dado da direção...
Para ações do cotidiano, como pular, correr, esquivar, fugir, atacar, usa-se o d20. Para ações mais específicas, o mestre pode definir um dado e um número mínimo, seguindo uma tabela pré-definida, ou uma tabela que o dito cujo tenha organizado.
Geralmente, os dados são usados da seguinte maneira:
Ações cotidianas: d20 Porcentagens: d100 ou 2 d10 DIFERENTES - isso é importante, pois um representará a dezena e o outro a unidade. Sorte: d4 - sendo, quanto menor o número, melhor a sorte, é usado geralmente por mestres que gostam de fazer "pegadinhas" comos jogadores. ao tirar 1 em alguma ação no d20: usa-se o d4 para definir se o erro foi pequeno ou grande, quanto maior o número, PIOR será o erro. Dano: Estes são os que mais variam, como no sistema D&D(mais jogado no mundo), os ataques são definidos por X dados de Y faces... exemplo: o dano de uma arma são 3 d6. o dano de uma magia são 4 d8. Sendo usado no casos de danos gerais: d4, d6, d8, d10, d12. Podendo variar em quantidade, significativamente. Iniciativa: Geralmente usa-se o d20 ou 2 d10, esta também pode ser definida pelo mestre, sem que seja necessário o uso de dados.
Bem, é assim que funciona o sistema d20, mas, para que serve isso?
Resposta: Para 90% dos sistemas de rpg atuais, os sistemas de RPGs que começaram a ser feitos depois do lançamento do d20 system(em 1990), preferiram aderir ao já bem-sucedido sistema, do que tentar um sistema novo e falhar.
Lembrando que, as funcionalidades de cada dado escritas aqui, são apenas um concenso local, usado pelos mestres de uma região e serão usados em todos os RPGs deste fórum mas que podem variar de mestre para mestre e principalmente de sistema para sistema(sistema de livros, o de dados é o mesmo), por isso vale sempre a pena se informar com cada mestre.
Espero que tenha ajudado, Lukinhass.
Fonte: minha cabeça (: | |
|